Evidência muito robusta
Evidência robusta
Evidência limitada
Evidência muito limitada
Um efeito positivo signifca que, nos estudos apresentados, a intervenção parece ter funcionado para melhorar um ou mais aspectos da dimensão estudada.
Um efeito ambíguo signifca que, no mesmo ou em diferentes estudos apresentados, a intervenção às vezes funciona positivamente e às vezes funciona negativamente para a dimensão estudada. Também pode significar que, comparado à outra intervenção, o efeito observado é igual.
Um efeito negativo signifca que, nos estudos apresentados, a intervenção não parece ter funcionado para melhorar um ou mais aspectos da dimensão estudada, podendo inclusive piorá-los.
Um resultado de alerta indica que o estudo abordou dimensões de implementação da intervenção que devem ser consideradas.
Estudos que não descrevem efeitos ou não realizam recomendações acerca de intervenções.
São pessoas que se encontram em alguma situação de vulnerabilidade social que possa colocá-los em conflito com a Lei.
Pessoas que foram presas. Serão detalhadas, sempre que possível, por sexo, idade, raça ou característica específica.
Pessoas que estiveram presas mas já se encontram na comunidade. Serão detalhadas, sempre que possível, por sexo, idade, raça ou característica específica.
Trabalhadores do sistema prisional.
Gestores do sistema prisional.
Estudos secundários tais como revisões sistemáticas avaliadas, metanálises ou guidelines, que utilizam metodologia sistemática e transparente.
Estudos secundários tais como revisões sistemáticas não-avaliadas, que agregam ou resultados de diversos estudos primários e avaliam seus riscos de viés e forças de evidência.
Estudos primários tais como estudos de coorte, ensaios clínicos randomizados, avaliações econômicas, com maior rigor metodológico, mas ainda focados em situações pontuais.
Estudos primários tais como relatos de caso, revisões de literatura, artigos de opinião, relatórios institucionais, em geral focados em práticas pontuais ou consensos de especialistas.
Os estudos foram realizados observando um ou mais números de cidades ou estados do Brasil.
Os estudos foram realizados observando o Brasil como um todo.
Os estudos foram realizados observando um ou mais países do mundo.