Essa plataforma é produto do Programa de Cátedras Brasil - Inovação da ENAP e fruto de uma parceria entre GNova e Instituto Veredas

O GNova - Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública atua na prospecção, experimentação e disseminação de novas tendências e abordagens para a inovação em serviços e políticas públicas.

Compreende a inovação como prática sistêmica e transformadora no setor público, tendo como missão desenvolver soluções inovadoras em projetos com instituições do governo federal para que o serviço público possa responder com mais eficiência às demandas dos cidadãos.

Para isso, se ampara em valores como colaboração, proatividade, abertura ao risco, atuação em rede, simplificação, eficiência, empatia e foco no usuário, experimentação e geração de valor público.

O Mapa de Evidências para boas práticas e intervenções em sistemas prisionais é resultado das Bolsas de Inovação promovidas pelo GNova e pela Enap, que fomentam o desenvolvimento de pesquisas e de protótipos para promover inovação na gestão e implementação de políticas públicas.

A bolsista Laura Boeira recebeu fomento para o desenvolvimento do protótipo.

O Instituto Veredas, fundado em 2016, é uma ONG voltada à construção de pontes entre gestão pública, academia e sociedade civil, através da promoção de acesso ao conhecimento técnico e científico para informar políticas públicas e intervenções sociais.

Trabalha com ferramentas de tradução de conhecimento, de modo a superar as barreiras para uso de evidências na gestão pública, permitindo aprimorar as ações de governos e instituições voltadas à sociedade, tornando-as mais efetivas, eficientes, eficazes, transparentes e democráticas.

Além de mapas de evidências, o Instituto Veredas trabalha com apoio ao diagnóstico situacional, produção de sínteses de evidências e respostas rápidas para políticas, e capacitações em diferentes ferramentas no âmbito das políticas informadas por evidências.